20/03/2007

“E porque você é uma menina com uma flor e tem um andar de pagem medieval; e porque você quando canta nem um mosquito ouve a sua voz; e você desafina lindo e logo conserta, e às vezes acorda no meio da noite e fica cantando feito uma maluca. E porque você tem um ursinho chamado Nounouse e fala mal de mim pra ele, e ele escuta mas não concorda porque é muito meu chapa, e quando você se sente sozinha e perdida no mundo você se deita agarrada com ele e chora feito uma boba fazendo um bico deste tamanho. E porque você é uma menina que não pisca nunca e seu olhos foram feitos na primeira noite da Criação, e você é capaz de ficar me olhando horas. E porque você é uma menina que tem medo de ver a cara-na-vidraça, e quando eu olho você muito tempo você vai ficando nervosa até eu dizer que eu estou brincando.” Do Poetinha.

[Foi minha mãe quem me ensinou, bem sem saber, a gostar de Vinicius de Moraes. Ela tinha o poema Filhos na primeira página do caderno de receitas dela. E toda vez que eu pegava aquele caderno (aliás, eu folheava cadernos de receitas com freqüencia BEM MAIOR quando eu era MENOR). Continuando. Toda vez que eu pegava aquele caderno eu lia o mesmo poema, trocentas vezes. Decorei partes dele que nunca mais esqueci, porque achava engraçado: “Chupam gilete/Bebem xampu/Ateiam fogo No quarteirão”.]

* * *

Entre o passo, a pressa, a pedra e o tombo.

* * *

A dona aqui não anda tendo muito tempo pra postar. As aulas recomeçaram, o trabalho também toma espaço, e o relógio não tá dando trégua, então me perdoem se eu for um pouco tratante…


(Beatrice Billard)

2 Respostas to “”

  1. Lino Says:

    Se ler receitas faz alguém gostar de Vinícius, então recomendo fortemente que se lei. Aliás, não só de Vinícius, mas de poesia.

  2. Edson Junior Lain Says:

    Considero Para Uma Menina com Uma Flor o melhor livro do Vinícius – apesar da guria pescoçuda da capa=]


Deixe um comentário

