Redes sociais e comportamento do consumidor

21/06/2008

Recebi da minha irmã duas notícias por e-mail hoje. Achei ambas bem significativas. A primeira, abaixo:

Número de perfis do Orkut cai 34% em um ano, revela estudo da comScore

Ao mesmo tempo cresce a popularidade do Facebook, MySpace e HI5

O número de usuários do Orkut caiu 34% na América Latina no intervalo de um ano, segundo dados da comScore publicados pelo IDG Now.

De acordo com o estudo, realizado entre abril de 2007 e abril de 2008, o número de perfis no Orkut caiu de 23,2 milhões para 15,2 milhões. Foram ouvidos internautas com 15 anos de idade ou mais, excluindo acesso de computadores públicos, celulares e PDAs. No mesmo período, o Facebook cresceu espantosos 976%, passando de 717 mil para 7,7 milhões de usuários na América Latina.

O total de integrantes do MySpace, por sua vez, aumentou 45%, o que representa um salto de 3,9 milhões para 5,8 milhões de perfis.

A rede social HI5 também está conhecendo o sucesso na região. Em um ano, avançou de 7 milhões para quase 13 milhões de usuários, um aumento de 79%.

A nota é do Cidade Biz.

Eu não conhecia o HI5. É uma rede social como o orkut e o Facebook. O Donizetti acabou de me contar aqui por msn que foi uma das primeiras que surgiu, e que era bem ruinzinha, mas que foi melhorando com o tempo. O alcance maior é na América Central e Europa, mais especificamente em Portugal. Bem que alguns amigos meus que passaram um tempo morando em Portugal comentaram que lá o orkut quase não era conhecido, e que eles usavam muito outra ferramenta.

Enfim, fiz perfil e dei uma mexida ali pra ver como funcionava. No HI5, diferente do orkut ou do Facebook, tu pode estilizar o teu perfil, bem como se faz com o template de blog, sabe? Usando templates que o site te oferece, prontos. Ainda tem a opção de personalizar o perfil, mudando a cor de fundo, cores dos textos e a própria fonte. Tem uns aplicativos que o orkut não tem, outros que serviram de modelo para o Facebook, que os melhorou (mas exagerou na quantidade… ). Pelos tantos convites que tenho recebido por e-mail pra participar do HI5 e do Facebook, a informação do Cidade Biz se confirma.

* * *

Agora, a segunda notícia, que pode ser lida na íntegra no G1:

“Ibope passa a usar Orkut para entender consumidor

Em um ranking com dez países, o Brasil liderou em abril o acesso à categoria comunidades (78,2% dos usuários domésticos), seguido por Japão (67,1%), França (60,9%), Espanha (59,6%), Itália (59%), Reino Unido (56,6%), EUA (56,3%), Austrália (52,2%), Suíça (42,7%) e Alemanha (37,7%). O Orkut é o mais acessado pelos brasileiros (69,8% dos internautas domésticos em maio). Em segundo lugar fica o Sonico (7,9%), seguido por MySpace (4,8%), Via6 (4,1%), hi5 (2,8%), Haboo (1,7%) e Facebook (1,6%).

Estudo

O primeiro estudo da Coleta RS teve foco voltado ao mercado automobilístico brasileiro. Para isso, foram selecionadas diversas comunidades do Orkut ligadas a grandes fabricantes de carros – elas indicavam uma percepção positiva (eu amo…), negativa (odeio…) ou neutra sobre essas empresas. Um software fez então uma varredura para identificar os 50 últimos usuários a realizarem qualquer tipo de atividade em cada uma dessas comunidades: esses foram os internautas analisados pelo estudo. 

De maneira automática, um robô (software) identificou todas as outras comunidades às quais esses usuários estavam associados. Além disso, também determinou a região de onde são essas pessoas (se um membro do Orkut diz ser do Afeganistão, mas tem diversas comunidades sobre o Rio de Janeiro, entende-se que ele seja carioca). A solução não divulga dados pessoais desses internautas, como seus nomes.

Com base nos dados coletados é possível concluir, por exemplo, que a Peugeot tem mais citações negativas no Rio do que em São Paulo, ao contrário do que acontece com a Volkswagen e com a Ford. Já a GM não apresenta altos percentuais de citações positivas nem negativas, indicando que as comunidades ligadas a ela são, em sua maioria, neutras (têm apenas o nome da fabricante ou modelo do automóvel, sem um sentimento associado).

A Coleta RS também permite avaliar, com base nas comunidades de internautas do Orkut, a associação entre marcas automotivas com as esportivas e de bebidas. A Adidas, por exemplo, é a marca de maior relação com Citroën, Fiat, Ford, GM, Honda, Peugeot, Renault, e Toyota. Já a Nike tem maior relação com a Volkswagen. Esse primeiro estudo foi feito no Orkut, mas futuramente pode ser realizado no MySpace, Facebook, Twitter, blogs, YouTube e diversas outras ferramentas sociais disponíveis na web.

Anúncios

3 Respostas to “Redes sociais e comportamento do consumidor”

  1. Doni Says:

    Acabo usando mais o Orkut por uma questão de tempo… É onde a comunicação (scraps) é mais rápida, por enquanto. Mas o Facebook tem ferramentas bem interessantes de comunicação, e é onde estão a maioria dos meus amigos estrangeiros.

  2. gabriel Says:

    nunca gostei muitos destes sites, embora seja uma ferramenta legal para reencontrar velhos amigos e antigas namoradas por exemplo…mas no fundo nao sou muito fã não,,,,

    confesso que sou fã de blogs como o seu …onde encontramos leitura, inteligência, diversão reflexôes…acho que sou realmente mais fã de blogs …embora enontrar algo parecido com o que aqui encontro seja cada vez mais dificil…

    e por falar nisso to sentindo falta de suas criticas, sejam de filmes, de livros ou mesmo de músicas…

    to na espera..

    beijo pra ti…

  3. gabriel Says:

    nunca gostei muitos destes sites, embora seja uma ferramenta legal para reencontrar velhos amigos e antigas namoradas por exemplo…mas no fundo nao sou muito fã não,,,,

    confesso que sou fã de blogs como o seu …onde encontramos leitura, inteligência, diversão reflexôes…acho que sou realmente mais fã de blogs …embora enontrar algo parecido com o que aqui encontro seja cada vez mais dificil…

    e por falar nisso to sentindo falta de suas criticas, sejam de filmes, de livros ou mesmo de músicas…

    to na espera..

    beijo pra ti…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: