Eu Quero Acreditar

24/07/2008

Uma Scully abatida e com olheiras e um Mulder barbudo e descuidado. Estava na hora de alguém envelhecer nos filmes, não? Fui assistir à pré-estréia de Arquivo X – Eu Quero Acreditar, segundo filme baseado no seriado que por nove anos fez sucesso na TV. Morri de saudades! Aquela trilha do início e do fim de cada episódio é FATAL. E é evidente, os anos 90, assim como os 80, já fazem parte do mercado nostálgico.

Quando vi o trailer pensei em algum tema mais universal, que envolvesse a humanidade, mitologia e abduções alienígenas, e não personagens específicos, de um lugar bem pontuado, em um núcleo menor. As amplas imagens de campos cobertos por neve me levaram por esse caminho. Pensei também em algo com envolvimento governamental maior… (Ah, sim, em relação a isso, o máximo que aparece é um retrato do Bush na parede e um movimento irônico nas sobrancelhas do Mulder). O fato é que não divulgaram quase nenhuma informação sobre o roteiro. Teasers, coisas assim, até saíram, mas o mistério mesmo só é morto e enterrado – e olhe lá – nas salas de cinema.

Na verdade o filme se parece muito com mais um episódio do seriado, com direito a deixa para continuação e tudo mais. Não tão assustador quanto eu imaginava. Me segurei na poltrona umas duas, hmm, três vezes, acho. Mesmo com a direção de Chris Carter, que também assinava a série, Eu Quero Acreditar não evoluiu para algo novo. Muito mais humano e menos estranho e inexplicável, o filme lembra “Seven – Pecados Capitais”, mas talvez alguém encontre alguma referência ao Hannibal Lecter…

Tudo bem que um padre vidente que chora sangue, cachorros mutantes e cientistas russos totalmente deslocados de seu “habitat natural” (não vou falar mais do que isso porque estraga, se já não estraguei) são estranhezas típicas do seriado, mas eu senti falta da linha “A VERDADE ESTÁ LÁ FORA”, da mitologia, dos símbolos indecifráveis e claro, das referências a OVNIs e alienígenas! O lado bom é que o carisma dos agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson) compensa, além das várias referências ao seriado.

O roteiro, bem redondinho, foi construído de tal forma que mesmo quem não acompanhava a série pode entender a história dos personagens. O Mulder continua ansioso, nebuloso, e inclinado a acreditar no extraordinário, mas agora é foragido do FBI. Ainda acha que um dia pode encontrar a irmã desaparecida. Pelo menos era isso que, implicitamente, movia ele em cada caso nos tempos de seriado e é nessa tecla que o roteiro de Eu Quero Acreditar vai bater novamente. A Scully continua cética, motivada pelo objetivismo científico e ainda sofre confrontos com a própria religiosidade. A questão é que ela agora não quer mais viver “na escuridão”. O climinha entre os dois agentes, que já era aparente na série, agora é explícito. Pelo menos nenhuma abelha atrapalhou o beijo, como aconteceu no primeiro filme. Que isso ia acontecer, também já não era nenhuma novidade, então acho que não falei nada que não devia. E foi bem bonitinho : )

A estréia mundial é amanhã, 25 de julho.

6 Respostas to “Eu Quero Acreditar”

  1. Marcos Says:

    Sou o único cara que eu conheço que gosta de ler/acreditar em ets e nunca viu Arquivo X, acredita?

    Aliás, gostei do novo desenho do teu blog! :D

  2. maria Says:

    e eu quero ver!!!!

    ficou bem bacana o novo layout, parabéns!!!

  3. Vica Says:

    Eu também quero acreditar!! E ver!!!!!

  4. churi Says:

    jura, o filme do batman é muito mais digno de comentário! quando tu ver tu vai ver que eu tenho razão. :D

  5. Cris Says:

    Marcos, eu te diria pra começar pelos seriados. Acho que são MAIS legais que os filmes = )

    Maria e Vica, acho que a estréia vai estar lotada…
    = )

    Churi, gosto é gosto, né… Não se discute. Hehehe
    Táa, eu nem TOQUEI na palavra Batman. E nunca falei que era ruim… E outra. Eu vou ver Batman também, tá?!
    Chatonildo! : )

  6. Sandra Leite Says:

    Boa dica…

    Gostei do layout, Cris. Tá leve, lindo e solto :P

    beijokas guria


Deixe um comentário

