Convite

10/09/2008

Eu não sei ler sem lápis entre os dedos. Sublinho, pontuo exclamações e interrogações, circulo palavras desconhecidas e vou atrás do dicionário. Meus livros, todos os que mais me agradaram, serão encontrados sempre num estado rabiscado e bem usado. Por isso gosto de livros velhos, esses de sebos, que até com dedicatória vêm.

Literalmente, esse é um pedaço de mim… Afinal, tu sabe o quanto eu amo livros, né? Por isso quero que este seja teu. Te adoro! Beijos! Mi. Outubro/2006

Mi? O que era teu já não é mais. E aquele (desnaturado? mudou-se. deixou de herança? foi assaltado. emprestou? sem volta.) que um dia recebeu esse pedaço de ti também não carrega mais tal valor. O que tu doou de ti agora é meu. Comprei barato, no sebo da Osvaldo Aranha. Não pretendo dar de presente a ninguém. Gosto do livro e quero tê-lo comigo. Tua dedicatória continua lá, e o livro está intacto, quase novo.

* * *

Juntei todos os livros espalhados pela casa (como se a casa fosse gigante) e organizei na estante preta. Revistas também, cadernos velhos e folhas soltas. Tudo, tudo. Achei um livro que já deveria ter começado a ler, e algumas das páginas tinham anotações tuas, frases que conversavam com as linhas, que formavam diálogos cheios de observações curiosas, até meio indignadas.  Um teor crítico sempre bem sutil e característico. Por falar nisso, também encontrei páginas inteiras com interrogações por todos os lados. Logo tu, que sempre teve teus olhos tão cheios de segurança? Sorri de leve, sem mostrar os dentes, achando engraçado. Guardei de volta na estante.

* * *

A quem passar por aqui, faço um convite: leia este texto do Limão Expresso, escrito pela Prill. Como disse acima, o hábito. Senti vontade de gastar a ponta do lápis. Já que rabiscar desordenadamente não me é permitido, transcrevo abaixo minhas maiores atenções:

“Toda vez que ele dizia umas palavras, parecia que a casa tinha ficado menor; eu queria tanto ouvir as palavras que destruía todos os espaços, todos os móveis, esquecia as cores e não perdia a atenção dos teus ditos.”

“Penso que você trazia dentro dos bolsos, do trabalho, trezentos fantasmas e por causa disso eu nem dormia mais, só dormia quando Augusto Pedro aparecia e me dizia que podia ser.”

“Terminamos, quis levar as coisas, fui lavar na pia, quis ser perfeita nisso, quis Augusto pra chamar de Pedro, esqueci o pano de prato, o exaustor, as cortinas, apaguei desatenções e o garfo rolou pelo detergente até que caiu.”

“Quando eu te conheci frívola…”

39 Respostas to “Convite”

  1. poetriz Says:

    Já eu leio com uma canetinha marca-textos na mão.
    Tenho livros completamente amarelos, nem tanto pelo tempo, mas pela caneta.

    Bjs!

  2. Rita Loureiro Says:

    As imagens do meu post de agora mesmo me lembraram você, acho que pela simplicidade ^^.
    Eu também não consigo ler sem lápis na mão. Não caneta, tem que ser lápis.

    Riso.

  3. prill Says:

    agora tu me desarmou demais, Maria….
    muito obrigada por tudo.

  4. Diego Viana Says:

    Engraçado, eu tenho esse mesmo hábito. Ler, pra mim, é quase o mesmo que deixar marcas nos livros. Por isso que esse negócio de internet… sei não…

  5. Cris Says:

    Poetriz,
    Eu morro de pena de colorir os livros e tal. Por isso uso lápis. bah, e se colocar uma marca-texto na minha mão termino de ler o livro e nem reconheço mais ele… hehehe

    Rita, mais certeira impossível. Olha isso:
    https://crissimon.wordpress.com/2007/08/01/280/
    Nem me lembro de onde tirei essa imagem (o que é uma gafe terrível, pois significa que não dei o devido crédito).
    De mais de um ano atrás…
    : )
    Beijão!

    Prill,
    com exclamações :)
    Beijos!

    Diego,
    Eu não memorizo direito o que leio na internet, por isso sempre que posso imprimo o que vou ler. Claro, pra blogs isso não vale, né. O próprio formato é interessante porque é web e coisa e tal. Agora, além de sublinhar eu coloco post-its nas páginas que têm trechos MUITO, MUITO legais, porque daí um dia volto pra ler. Coisa de louco. Hehehe
    Bjos

  6. Diego Viana Says:

    E eu, na falta de post-its, faço orelhas nos livros! Sei que é um crime, mas admito!

  7. Cris Says:

    Aiii, Diegooo, me deu uma peninha dos teus livros! Não dobra, não…
    ; )

  8. rodrigo Says:

    teu melhor poste que ja li (pois infeliizmente não li todos).

  9. fagner Says:

    o galera sera q da para manda um convite da usina virtual para meu email gott_ist_die_losung@hotmail.com

  10. Muito Interesante Says:

    Gostaria de receber o convite !

  11. Muito Interesante Says:

    Gostaria de receber o convite !

    umbrellacorp02@yahoo.com.br

  12. rafael Says:

    algum poderia mandar um convite para eu entra na usina virtual pro favor

    e eu naum sei se manda o convite pro email mas o email mesmo assim eh esse rafael.2903@hotmail.com

    e pro gentileza eu gostaria algum mandace mesmo
    vlw

  13. emerson Says:

    me mande um convite da usina virtual que é a chave

  14. levercel Says:

    oi to uprecisamdo do convite da usina virtual que puder me ajudar vai ser legal valeuu

  15. Bruno Says:

    Sou mais um que preciso de convite para o Usina Virtual. Obrigado!

    brunonune@gmail.com

  16. marcelo Says:

    gente aqui è o marcelodo chonim preciso com urgencia me manden por favor

  17. marcelo Says:

    meu email esqueci è marceloguitarmel@hotmail.com

  18. marbryan Says:

    Ola to precisamdo de um convite da usina virtual quem puder me ajudar eu agradeco

  19. daniel oliveira Says:

    gostaria de receber a chave da usina

    grato.

  20. Adriano Says:

    gostaria de receber a chave da usina

    grato

  21. jeferson Says:

    to precisando mto de um convite

  22. Paulo Roberto Says:

    Alguém poderia me passar um convite para a usina virtual?
    Fico muito grato.

  23. Paulo Roberto Says:

    Alguém poderia me passar um convite para a usina virtual?
    Fico muito grato
    Meu e-mail apaulor@oi.co.br

  24. Paula Says:

    Tbm preciso muito de um convite pro USINA VIRTUAL
    paulapin@gmail.com

  25. Sergio Says:

    Gostaria que alguém me enviasse um convite do “Usina Virtual”; Já participei, porém, fiquei afastado por algum tempo e me excluíram.
    Desde já agradeço a gentileza.

  26. Sergio Says:

    Gostaria que alguém me enviasse um convite do “Usina Virtual”; Já participei, porém, fiquei afastado por algum tempo e me excluíram.
    Desde já agradeço a gentileza.
    E-mail: fcdescartes-2@yahoo.com.br

  27. coutinho Says:

    Olá galera eu preciso urgentemente de um convite pro usina vitual por favor alguem mande no meu email; aloisiocoutinho@hotmail.com fico muito grato.

  28. MiguelConraado Says:

    alguém pode mandar um convite pra usina virtual?
    mconradony@gmail.com

  29. hjfoox Says:

    Convittt Plissss
    Axo Que Vou Morre e Nao Vou Consseguir um Convitttt

    Porfavor olhen meu desespero

    Alexkghj@hotmail.com

  30. André Says:

    Gostaria de receber convite!
    grato!

    andre25nas@gmail.com

  31. Alexandre Says:

    Bom dia, gostaria que alguém me mandasse um convite para o Usina Virtual, eu agradeceria imensamente

  32. Alexandre Says:

    Bom dia, gostaria que alguém me mandasse um convite para o Usina Virtual, eu agradeceria imensamente, massagardi@gmail.com

  33. E Alves Says:

    Bom dia, gostaria que alguém me mandasse um convite para o Usina Virtual, eu agradeceria imensamente, meu e-mail é eduvictor2@yahoo.com.br

  34. gustavo Says:

    eu preciso do convite da usina virtual sera q da pra me ajudar???

  35. gustavo Says:

    como q eu fasso num to conceguindo ñ…

  36. Leandro Says:

    Por favor, eu to querendo muito uma chave de convite para usina virtual. Teria como você me mandar no meu email que e: lelecersosimo@gmail.com.

    Desde já, muito obrigado.
    Estarei no aguardo.


  37. Paulo Roberto:
    Por favor, eu to querendo muito uma chave de convite para usina virtual. Teria como você me mandar no meu email que e: apaulor@oi.com.br
    Desde já, muito obrigado.
    Estarei no aguardo.


  38. Paulo Roberto:
    Por favor, fico muito grato , eu to querendo muito uma chave de convite para usina virtual. Teria como você me mandar no meu email que e: apaulor@oi.com.br
    Desde já, muito obrigado.
    Faz mais de ano que, estarei no aguardo desta chave.

  39. bruna Says:

    óla gostaria de ter a chave de liçensa ou um convite pra poder entrar no site usina virtual


Deixe um comentário

